Atenuadores Reativos

A utilização atenuadores reativos de discos perfurados para controle de ruído de descargas apresenta-se como uma eficiente alternativa às tecnologias convencionais.

Os atenuadores acústicos tradicionais apresentam em sua composição materiais de absorção acústica como fibra de vidro e lã de rocha, além de uma proteção em chapa metálica perfurada para proteção contra o fluxo do fluido.

A presença de materiais de absorção acústica apresenta como principais inconvenientes as grandes dimensões e a baixa durabilidade, cerca de dois anos. Ao final deste período observa-se a presença apenas do casco do equipamento, tendo sido completamente destruída a proteção acústica. É importante ressaltar ainda a redução do desempenho acústico dos materiais de absorção acústica na presença de altas temperaturas.

O disco perfurado é um dispositivo de redução de pressão que está instalado à jusante de uma válvula de controle. A queda de pressão total necessária para o controle de fluxo é dividida entre a válvula e disco perfurado. Isso permite que a válvula possa operar a uma taxa mais baixa pressão e reduzir significativamente o nível de ruído gerado pela válvula de vapor, gás ou vapor.

A adequada combinação da válvula com discos perfurados selecionados pode resultar em até uma redução de ruído 40 dB. Assim, a grande vantagem desta nova tecnologia é a combinação entre excelente desempenho acústico sem a presença de material de absorção acústica, permitindo maior durabilidade do equipamento. As dimensões dos discos perfurados são significativamente menores, contribuindo para a maior facilidade de montagem.

Atenuadores Reativos