CoolWall

As envoltórias de edificações com pinturas comuns permitem o armazenamento de grande parte energia proveniente do sol, sendo que a cor das paredes exteriores exerce um papel fundamental neste processo. Superfícies escuras apresentam um grande potencial de armazenamento da energia do sol, contribuindo para ganhos térmicos excessivos nos ambientes.

CoolWall é uma tinta especialmente desenvolvida a base de nanotecnologia para total reflexão da radiação solar incidente nas envoltórias de edificações, ao mesmo tempo que garante a emissão da energia térmica armazenada. Assim, a superfície dos substratos pintados com CoolWall apresentam temperaturas baixas em relação às pinturas comuns com cores semelhantes. Como as propriedades de radiação são propriedades superficiais, bastam apenas pequenas espessuras para proporcionar uma economia térmica significativa pelos processos de reflexão e emissão de energia.

A radiação solar é composta por raios ultra-violetas, luz visível e infravermelho. A incidência da radiação solar na envoltória das edificações promove o seu aquecimento e, consequentemente, inicia-se o processo de transmissão de calor para o interior dos edifícios. A aplicação de CoolWall nas paredes exteriores permite que 100% da radiação solar incidente seja refletida.

A radiação solar refletida por paredes pintadas com CoolWall divide-se em 53% para a região do infravermelho, 43% de luz visível e apenas 4% para raios ultra-violetas. É importante destacar que as faixas de frequência de radiação ultravioleta, não são de importância significativa no processo de aquecimento de edifícios, tendo sua importância relacionada ao potencial de danos à pele humana. Assim, a aplicação de CoolWall elimina o ganho de calor proveniente da radiação solar para o interior do edifício.

CoolWall