Safety Noise

O Safety Noise® é o único software de simulação acústica desenvolvido especialmente para gestão do ruído ocupacional em ambientes industriais. O software permite a predição de níveis de ruído antes e após a implementação de estratégias de controle de ruído, seja na fonte, no meio ou no receptor.

Introduzindo o conceito de dosimetria virtual, o software auxilia na definição do tratamento acústico, com ênfase na redução da dose de ruído de grupos homogêneos de exposição. Isso é possível através da utilização de avançados recursos estatísticos e métodos de inteligência artificial.

Composto por módulos integrados, o software apresenta-se como uma ferramenta de suporte a tomada de decisão de equipes multidisciplinares: meio ambiente, higiene ocupacional, produção e manutenção. Pretende-se assim compatibilizar as necessidades das diferentes áreas para uma gestão eficaz do ruído ocupacional.

Ruído Ocupacional

O Módulo de Ruído Ocupacional permite a identificação de fontes críticas de ruídos em plantas industriais. Através da simulação de cenários, permite a avaliação prévia do tratamento, incluindo a determinação do efeito gerado pelo tratamento acústico na redução da dose de ruído dos grupos homogêneos. O sistema permite ainda a avaliação do impacto ambiental acústico de operações de unidades industriais em comunidades lindeiras através do mapeamento dinâmico de ruído.

Dosimetria Virtual

Através de recursos estatísticos avançados, esse módulo permite a simulação da dose de ruído a que grupos homogêneos estão submetidos, seja para situações atuais ou cenários futuros. Esse é o grande diferencial do software, pois possibilita a otimização na tomada de decisão quanto à priorização de estratégias de controle de ruído. Esse módulo permite ainda a avaliação integrada entre medidas de controle de ruído coletivas e individuais

Perda Auditiva Induzida pelo Ruído Ocupacional (PAIRO)

Utilizando-se de referências normativas internacionais, esse módulo permite o prognóstico de PAIRO para diferentes condições de exposição do colaborador. Com isso, é possível um acompanhamento prévio da saúde auditiva dos colaboradores expostos a diferentes ambientes acústicos, com ou sem a utilização de protetores auriculares.

EPI Otimizado

O Safety Noise possui um banco de dados de performance de atenuação acústica de protetores auditivos.  Esses dados são utilizados para: avaliar qual o melhor protetor auricular para determinada área; traçar mapas acústicos que simulam a utilização do protetor auricular; executar mapas mistos, ou seja, simular o tratamento acústico em conjunto com a utilização de determinado protetor auricular.

Safety Noise