Sistema Integrado de Água

O desafio da civilização para os próximos anos é utilizar água com de maneira racional, seja na indústria ou nos edifícios comerciais e residenciais. As variáveis que influenciam no consumo de água nos mais diversos ambientes estão relacionadas a fatores como: características das edificações; quantidade de pessoas que frequentam os ambientes; processo de construção das instalações hidráulicas, patologias e condição de manutenção.

Processos de medição e acompanhamento de consumo de água específico de cada unidade têm sido utilizados, com eficiência, como medida de economia e instrumento de gestão nas corporações, já que permitem o conhecimento do perfil de consumo praticado.

Um dos grandes problemas na utilização da água em determinados processos é exatamente a falta de controle em relação ao consumo nos diversos departamentos. O sistema de gerenciamento de água da Exergis tem como funções básicas a medição e acompanhamento desses processos, auxiliando na criação de políticas eficazes de controle.

A partir de um diagnóstico preciso do perfil de consumo, a Exergis é capaz de criar mecanismos de controle e otimização do uso da água. Para tanto, consolidam indicadores tais como: detecção de vazamentos; planilhas de consumo individualizadas para os diversos segmentos; verificação de conta de concessionária; monitoramento da qualidade de água reciclada.

O sistema de controle é composto por sensores não invasivos para monitoramento remoto, colocados em pontos estratégicos que permitem a execução dos seguintes processos: detecção de vazamentos; planilhas de consumo individualizadas para os diversos segmentos; verificação de conta de concessionária; monitoramento da qualidade de água reciclada.

A Exergis possui ainda consultores associados para uma completa solução de problemas ligados a efluentes, além de processos de filtragem e purificação de água. Nos casos de verificação de água reciclada as características físico-químicas dos efluentes irão determinar a disponibilidade de sensores. Alguns componentes químicos necessitam de exames laboratoriais, sendo o intervalo de coletas baseado na análise estatística das medições efetuadas ao longo do tempo.

Sistema Integrado de Água